segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

7 curiosidades sobre o Cérebro que você não sabia!

                           

 
1 – O cérebro não sente dor.
O cérebro não tem receptores de dor. Por isso, neurocirurgias podem ser feitas com o paciente acordado. As dores de cabeça são sentidas por receptores de dor na própria cabeça, não no cérebro.


2 – Há grandes diferenças entre os lados do cérebro.
O cérebro é formado por dois hemisférios. O esquerdo é voltado aos pensamentos racionais e analíticos. Já o direito cuida dos pensamentos conceituais e visuais. Eles trabalham de forma invertida. Ao machucar a mão direita, a dor é processada pelo hemisfério esquerdo, por exemplo. Além disso, o homem pode sobreviver mesmo depois de perder completamente um dos hemisférios.


3 – O cérebro dos homens é maior do que o das mulheres.
Embora a diferença seja de apenas 10%, o cérebro dos homens é maior do que o das mulheres. O cérebro feminino possui mais células nervosas do que o masculino. Além disso, ele prioriza as emoções, enquanto o masculino prioriza a lógica.


4 – O cérebro é mais ativo enquanto o homem dorme.
O cérebro processa intensamente as informações coletadas durante o dia enquanto você dorme. Alguns pesquisadores acreditam que esse fenômeno é responsável pelos sonhos. Tirar um cochilo durante o dia pode ajuda a ter mais disposição e foco para trabalhar.


5 – É possível manipular sonhos.
Apesar de parecer apenas o roteiro de um filme de ficção, como “A origem”, a manipulação de sonhos é possível. O termo Sonho Lúcido, que descreve o fenômeno, foi criado na década de 1880 pelo psiquiatra alemão Frederik Willem van Eeden. Mas esse tipo de sonho só ganhou força quase um século depois, na década de 1960.


6 – Não se sabe por qual motivo o homem dá risada.
O riso é um fenômeno exclusivamente humano, que começa aos 4 meses de idade. A risada é algo contagioso e difícil de fingir. Até hoje, os cientistas não descobriram o que desencadeia o riso em certas situações ou o que leva alguns a acharem graça em uma mesma piada.


7 – O QI mais alto do mundo é de 210.
O coreano Kim Ung-yong é o homem que tem o QI mais alto do mundo. Aos seis meses de idade, já começou a falar. Aos oito meses, entendia álgebra. Começou a frequentar o curso de física na Universidade de Hanyang aos 4 anos. Quando se formou, foi convidado pela Nasa para continuar seus estudos nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário .. Valeu!!