sábado, 2 de fevereiro de 2013

Mamba-Negra e o seu veneno letal.




Mamba-Negra (Dendroaspis Polyleps), este é o nome de uma das criaturas mais venenosas que habitam nosso planeta. Mamba serve apenas para representar sua família, as serpentes da família dos Elapídeos, do gênero Dendroaspis. Mas sua curiosidade para este nome deve estar focada em "Negra", este nome não vem devido a cor de seu corpo, nem da letalidade de seu veneno, mas sim da sua boca que é completamente negra por dentro.
Esta cobra, pode chegar a medir 4,5 m, chegar a uma velocidade de 20 km/h, que é uma ótima velocidade para uma serpente, por de 12 a 18 ovos por verão e viver em média 12 anos. Sua dieta se compõe de pequenos mamíferos e aves.
Seu veneno ataca o sistema nervoso, paralisando a vitima e a levando a morte em cerca de 20 minutos caso não seja tratado.
Ela pode ser encontrada em várias regiões da África, e geralmente vive no chão, mas pode subir em árvores com facilidade.
 
Uma curiosidade, é que mesmo sendo um dos venenos mais letais do mundo, ele pode ser usado como analgésico tão poderoso quanto a morfina, mas sem seus efeitos colaterais. O segredo é que há peptpídeos em seu veneno, que os pesquisadores batizaram de "mambalgins" que causa efeito analgésico em ratos, porém ao contrário da morfina, este não causa efeitos indesejáveis como dificuldade para respirar, pois não afetam os receptores dos opioides.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário .. Valeu!!